segunda-feira, 19 de março de 2012

Gordurinha, o gênio baiano esquecido.




Cantor, compositor, radialista e humorista Gordurinha é um gênio esquecido pela mídia e pela população baiana e brasileira, salvo por alguns pesquisadores e apreciadores da cultura nordestina.

Waldeck Arthur Macedo, conhecido pelo apelido de “Gordurinha”, compositor da música “Quero me casar” e “De pontinho em pontinho”, teve seu talento de compositor ofuscado pelo talento de humorista. Sucesso na Bahia tentou várias vezes emplacar no Rio de Janeiro, o que só conseguiu em 1952.




Em 1958, Ary Lobo gravou um de seus maiores sucessos “Vendedor de Caranguejo”. Um ano depois, foi a vez de Jackson do Pandeiro eternizar o grande sucesso “Chiclete com Banana”, de sua composição.

Ainda em 1959, Gordurinha gravou a música, “Baiano burro nasce morto”, bordão repetido até hoje pelas famílias baianas. Em 1960, gravou o grande sucesso (talvez o maior em sua voz), “Súplica Cearense”.

Bom humor sempre foi a marca de todo seu trabalho, mas, o protesto nunca foi deixado de lado, o que fez o artista fugir de casa no Golpe de 1964. A seca e a defesa da cultura baiana são  temas abordados por ele.

Em 2008, foi lançado sem muito alarde na Assembleia Legislativa da Bahia, o livro biografia do Gordurinha, escrito por Roberto Torres, uma grande oportunidade de conhecer sua história.

O blog Gordurinha Neto (clique aqui para ver) preserva muitas informações sobre este ícone da cultura brasileira. Deixo também outros links importantes caso desejem pesquisar:





2 comentários: